sexta-feira, 31 de julho de 2015

Campeonato Nacional de Selecções Distritais

 
 
 
 
 
A equipa de jovens oriundos de clubes aveirenses venceu a segunda edição do Campeonato Nacional de Selecções Distritais, uma competição inter-associações que juntou os melhores de cada distrito na procura deste título nacional que o ano passado foi dominado pelos representantes de Braga.
 
O excelente resultado alcançado nesta competição representa o bom trabalho que está a ser produzido pelos nossos clubes, que, apesar das adversidades – sobretudo de cariz financeira -, têm colocado Aveiro entre os melhores distritos ao nível da formação”, afirmou o presidente da Associação de Xadrez de Aveiro, Fernando Pinho.
 
A selecção aveirense – constituída por Cláudio Sá (AEJ/ S. João da Madeira), Daniel Bernardo (Clube de Xadrez do Colégio Português), João Soares (Clube de Xadrez do Colégio Português) e Ricardo Santos (Galitos) – conquistou o título com 11 pontos (três vitórias e um empate), seguida pela sua congénere do Porto. A completar o pódio ficou a Associação de Xadrez de Lisboa.
 
Na prova absoluta, foi a selecção de Lisboa a conseguir conquistar o primeiro lugar, com a formação que representou a AXA (com Cristiano Tieres do Clube dos Galitos a 4º tabuleiro) a quedar-se pelo quarto posto.
 
O Campeonato Nacional de Selecções Distritais decorreu em Pombal, nos dias 04 e 05 de Julho, numa organização da Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio da Associação de Xadrez de Leiria, Academia de Xadrez Marquês Pombal e Câmara Municipal de Pombal.
 
Foram 16 selecções no total, entre “Absolutas” e “Jovens”, a representarem 10 distritos, com cerca de 60 jogadores em jogo ao longo de quatro rondas.
 
Noticia e fotos da autoria da AX Aveiro e retirada do site www.axaveiro.pt

Campeonato Distrital Individual de partidas Rapidas



No mesmo dia 27 de Julho mas da parte da tarde disputava-se a prova individual que contava com a presença de 19 atletas em representação de 4 equipas.
 
O clube dos Galitos fazia-se representar pelos mesmo 4 elementos que tão boa conta de si tinham dado na prova colectiva.
 
Cristiano Tieres actual Campeão distrital defendia nesta prova o seu titulo, mas era apenas o numero 4 dos ranking inicial.
Rafael Saraiva era 9º, João valente 10º e Jose Guimaraes 11º desse mesmo ranking inicial.
 
A prova em sistema suíço de 11 jornadas de novo com cada jogador a dispor de 3 minutos + 2 segundos de tempo para terminar a sua prova.
 
 
Antonio Luis Ferreira da CR Estarreja vencedor da prova
 
A prova foi disputada taco a taco entre Cristiano Tieres e o numero 1 do ranking inicial Antonio Luis Ferreira da CR Estarreja, tendo terminado ambos com 9,5 em 11 possíveis com o desempate a sorrir ao atleta de Estarreja.
 
Rafael Saraiva com 7 pontos terminaria na 5ª posição enquanto João Valente com 6,5 terminaria na posição seguinte, bem acima das suas posições inicias do ranking.
Já Jose Guimaraes viria a acusar algum cansaço terminando na 11ª posição curiosamente a mesma que ocupava no ranking inicial com apenas 5 pontos.
 
Classificação Final
 
1. Antonio L. Ferreira .... CR Estarreja ... 9,5
2. Cristiano Tieres ....... C.Galitos ...... 9,5
3. MN Stephane Silva ...... AEJ SJ Madeira . 8,5
4. Carlos Andrade ......... CR Estarreja ... 7,5
5. Rafael Saraiva ......... C.Galitos ...... 7,0
6. João Valente ........... C. Galitos ..... 6,5
7. Cláudio Sá ............. AEJ SJ Madeira . 6,5
8. Norberto Monteiro ...... CR Estarreja ... 6,0
...
11. Jose Guimaraes ........ C.Galitos ...... 5,0
...
 
  
 
 
 

Campeonato Distrital de partidas Rapidas por equipas


CLUBE DOS GALITOS CAMPEÃO DISTRITAL DE EQUIPAS
 
 

Disputou-se no passado dia 27 de junho em São João da Madeira os Campeonatos Distritais de partidas rápidas, da parte da manhã desenrolou-se a prova colectiva enquanto para a tarde ficariam as provas individuais.
 
Para a disputa do titulo de Campeão distrital colectivo apresentaram-se quatro equipas, tendo o Clube dos Galitos sido representado por uma formação composta por Cristiano Tieres, João Valente, José Guimarães e Rafael Saraiva.
As restantes equipas eram a AEJ de S.João da Madeira com duas formações e a equipa do CR Estarreja.
 
A prova era disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, com cada jogador a dispor de 3 minutos + 2 segundos para terminar a sua partida.
 
Fruto de uma primeira volta em pleno com 3 vitorias em outros tantos jogos a nossa formação entrou na segunda volta com confiança reforçada e apenas acabaria por ceder um empate frente à formação "A" da casa.
 
Assim com um forte espirito de entreajuda o Clube dos Galitos sagrava-se com todo o mérito Campeão Distrital de Rápidas por Equipas.
 
Resultados da nossa equipa:
 
(1) Clube dos Galitos - CR Estarreja ............ 3,5 - 0,5
(2) AEJ S João Madeira "A" - Clube dos Galitos .. 1,5 - 2,5
(3) Clube dos Galitos - AEJ S. João Madeira "B" . 4,0 - 0,0
 
(4) CR Estarreja - Clube dos Galitos ............ 1,0 - 3,0
(5) Clube dos Galitos - AEJ S. João Madeira "A" . 2,0 - 2,0
(6) AEJ S João Madeira "B" - Clube dos Galitos .. 0,0 - 4,0
 
 
Classificação Final:
 
1. Clube dos Galitos ........ 17
2. AEJ SJ Madeira "A" ....... 13
3. CR Estarreja ............. 12
4. AEJ SJ Madeira "B" .......  6