sexta-feira, 24 de abril de 2015

37ª Taça de Portugal - 1/8 de Final


Em sorteio realizado ontem na sede da Federação Portuguesa de Xadrez, em Lisboa a sorte ditou às equipas do Clube dos Galitos os seguintes adversários:

Serie A - jogos a disputar em S João da Madeira:




Clube dos Galitos "A" - CX A2D "A"


Nesta fase era difícil escolher um adversário que fosse acessível.
 
A presença da equipa "B" do GX Porto era à partida um daqueles clubes que todos gostariam de enfrentar, e por nosso lado o melhor conhecimento que tínhamos do CR Estarreja e mesmo do AEJ faria com que aspirássemos a ter um destes parceiros pela frente.
A sorte não quis assim e acabamos por ter pela frente uma das mais fortes equipas do norte na competição.
 
A equipa de Vila Nova de Famalicão, apresenta uma formação muito compacta com três elementos muito fortes FM Luis Silva (2300) o MN Bruno Gomes (2248) e Ivo Dias (2143), Luis Romano é o seu 4º tabuleiro abaixo dos 2000 de ELO, mas mesmo assim acima de qualquer dos nossos atletas.
 
Favoritismo total para a equipa de Famalicão. 

Outros jogos desta serie:
AX Gaia - AEJ S. João da Madeira
GX Porto "B" - GD Dias Ferreira "A"
CR Estarreja - O Amanhã da Criança


Serie B - jogos a disputar em Torres Novas




ACDR Mata de Benfica - Clube dos Galitos "B"

Nesta serie e como equipa "B" eramos provavelmente aqueles que todas as restantes equipas queriam ter por adversário.
Quanto a nós restava esperar ...
 
Calhou-nos em sorte a forte formação primo divisionária da Mata de Benfica, com oito jogadores acima dos 2000 pontos de ELO, quatro jogadores titulados tem todo o favoritismo do seu lado.
FM José Andrade (2208), MN Bruno Ribeiro (2174), Artur Gaspar (2131), Luis Oliveira (2126), são os quatro primeiros nomes de um leque capaz de impor respeito a qualquer formação adversária.
 
Favoritismo claro para os homens de Lisboa
 
Outros jogos desta serie:
AA Universidade dos Açores - ADC Faro
Cine Clube Torres Novas - Sporting CP
AA Coimbra - CX Montermor-O-Velho


resta-nos sonhar ...

IV Torneio Municipal Jovem de Estarreja - Sub 14



ANTONIO MARTINS TRIUNFA EM ESTARREJA
 
 

Os resultados obtidos pelas duas equipas do Clube dos Galitos nos 1/16 avos de final, ofuscaram a brilhante prestação do nosso jovem atleta Antonio Martins, em representação das nossas cores no IV Torneio Municipal Jovem de Estarreja, que se disputou nessa cidade no passado dia 17 de Abril.
 
 
 
O torneio contou com a presença record de 258 atletas oriundos na sua maioria das escolas do concelho de Estarreja e limítrofes, disputando-se em sistema suíço de 6 jornadas com cada atletas a dispor de 8 minutos para terminar a seu jogo.
 
O Clube dos Galitos apresentou alem do citado Antonio Martins, outros 5 atletas.
Miguel Trindade, João Cerqueira, Nuno Cerqueira, Marta Fernandes e Telmo Santos eram os restantes elementos da nossa equipa.
 
Com esta enorme presença de jovens jogadores, 6 jornadas mostraram-se insuficientes para determinar um vencedor isolado e foram três os atletas que terminaram sem ter perdido qualquer ponto.
 
O desempate favoreceu o nosso jovem atleta que dessa forma triunfou brilhantemente com 6 pontos em 6 possíveis.
 
 
João Cerqueira teve também uma boa prestação, derrota à 4ª jornada frente a Hugo Lobo (recente campeão distrital de sub-14) atirou-o para fora da luta pela vitória.
Uma novo derrota na ultima jornada acabou por deixa-lo na 30ª posição com 4 pontos.
 
 Miguel Trindade acompanhou os lideres até à 4ª jornada, acabou por ceder na ponta final, terminando também com 4 pontos em 6 possíveis na 34ª posição.
 
Telmo Santos fez uma boa ponta final terminando também com 4 pontos embora o desempate o tenha penalizado atirando-o para a 78ª posição.
 
Marta Fernandes ficaria um pouco mais atras com 3 pontos na 92ª posição, enquanto o estreante Nuno Cerqueira no seu primeiro torneio terminaria na 257ª posição.

37ª Taça de Portugal


Noticia publicada no Diário de Aveiro em 23 de Abril de 2015 ...

terça-feira, 21 de abril de 2015

37ª Taça de Portugal - 1/16 Avos de Final


O Clube dos Galitos enfrentou no passado fim-de-semana mais uma eliminatória da Taça de Portugal em que mantinha até esta fase as duas equipas que tinha inscrito na prova.
 
Sortes diferentes para as formações em questão com a equipa "A" a deslocar-se ao Porto no sábado dia 18.04, para defrontar a equipa "D" do Grupo de Xadrez local enquanto no domingo dia 19.04 era a vez da equipa "B" defrontar em casa a forte formação principal do FC Barreirense, equipa esta que milita na primeira divisão nacional e que tem atletas do mais alto nível.
 
 
Assim no sábado a equipa "A" apenas apresentava um alteração na sua formação relativamente ao jogo anterior tendo Ricardo Santos sido substituído por Rafael Saraiva no quarto tabuleiro, mantendo-se Cristiano Tieres, Uwe Kahler e Henrique Paiva, como nucleares nos três primeiros tabuleiros.
 
A equipa do Grupo de Xadrez do Porto, apresentava nesta formação "D" os jogadores "veteranos" do clube liderados por Fernando Ribeiro (1952), contava ainda com Álvaro Brandão (1645), Antonio Mendes (1606) e David João.
 
 
O jogo foi correndo de feição às nossas cores com todos os tabuleiros a conseguirem pequenas vantagens posicionais ou de tempo, que se viram a tornar decisivas.
 
Rafael Saraiva viria a ser o primeiro a terminar a partida não conseguindo fazer valer os seus dois peões passados frente a um Cavalo do seu adversário, empatando assim o seu encontro sem comprometer o resultado do grupo, que nesta fase já se encontrava bem.
 
Uwe Kahler com uma enorme vantagem de tempo vê o seu adversário entrar em apuros, e cometer erros que soube tirar vantagem, vencendo assim a sua partida.
 
Naos restantes tabuleiros a vitória também viria a cair para a nossa equipa, com Cristiano Tieres a superiorizar-se a Fernando Ribeiro e Henrique Paiva a fazer o mesmo a Antonio Mendes, colocando o resultado final em claros 3,5-0,5
 
 
 
Grupo Xadrez Porto "D" - Clube dos Galitos "A" .... 0,5 - 3,5
 
(1) Fernando Ribeiro - Cristiano Tieres .. 0-1
(2) Alvaro Brandão - Uwe Kahler .......... 0-1
(3) Antonio Mendes - Henrique Paiva ...... 0-1
(4) David João - Rafael Saraiva .......... =-=
 
Passa à fase seguinte a equipa "A" do Clube dos Galitos.
 
**
 
No domingo era a vez da equipa "B" defrontar em Aveiro a equipa do Barreiro.
A equipa "B" não sofria qualquer alteração na constituição, relativamente ao jogo disputado na Figueira da Foz da eliminatória anterior.
 
A primeira surpresa foi o quatro apresentado pela equipa do FC Barreirense, sem qualquer um dos quatro atletas principais, apresentava mesmo assim um quatro de respeito com Fernando Casanova (2052), Emanuel Carvalho (2009), Diogo Ramos (1830) e Gabriel Tapisso (1765).
Contas feitas uma formação de ELO superior em todos os tabuleiros.
 

O jogo pareceu equilibrado até que a força do ELO se fez sentir.
Primeiro foi Antonio Santos que se viu tentado a forçar a posição e rapidamente se viu em maus lençóis, acabando por abandonar e colocar o resultado em 0-1.
 
Um pouco mais tarde era João Valente que pouco a pouco viu a sua posição deteriorar-se até se tornar insustentável 0-2.
 
Tudo parecia encaminhado para uma vitória fácil dos homens do Barreiro.
No entanto no primeiro tabuleiro é João Andias que aos poucos vai obtendo pequenas vantagens que acabam por se transformar na vitoria, coloca o resultado em 1-2, dando uma ténue esperança às nossas cores, já que em caso de empate era este o tabuleiro que decidiria.
 
Atenções todas viradas para Tiago Fernandes.
 
Situação muito difícil para este que está em claros apuros de tempo (1 minuto contra cerca de 30 minutos do seu adversário) e um jogo perfeitamente equilibrado, com forte tendência para terminar empatado.
Nesta altura parecia estarmos eliminados.
 
Tiago Fernandes, no entanto manteve uma frieza digna de registo, e foi aproveitando os pequenos deslizes do seu adversário, tentado em vencer a partida.
No final acabaria surpreendentemente por vencer o jogo e colocar o resultado em 2-2, com vantagem no desempate para as nossas cores.
 
Toda a equipa está de parabéns não podendo no entanto deixar de colocar aqui o destaque ao comportamento do Tiago Fernandes que foi exemplar.
 
Clube dos Galitos "B" - FC Barreirense ..... 2 - 2
 
(1) João Andias - Fernando Casanova ..... 1-0
(2) João Valente - Emanuel Carvalho ..... 0-1
(3) Antonio Santos - Diogo Ramos ........ 0-1
(4) Tiago Fernandes - Gabriel Tapisso ... 1-0
 
Passa à fase seguinte a equipa "B" do Clube dos Galitos.
 
 
Deste modo mantemos ambas as equipas na Taça de Portugal que na próxima eliminatória (1/8 final) será divida em duas zonas e será disputada em forma concentrada.
A equipa "A" está na zona A, enquanto a equipa "B" está na zona "B".
 
Equipas apuradas:
 
Zona A
======
Clube dos Galitos "A"
Grupo Xadrez Porto "B"
CR Estarreja
AX Gaia
AX A2D "A" VN Famalicão
AEJ S.João Madeira
GD Dias Ferreira "A"
Grupo Xadrez Porto "A"
 
Grupo "B"
=========
Clube dos Galitos "B"
Sporting CP
CX Montemor-o-Velho "A"
ADRC Mata de Benfica "A"
AA Coimbra "A"
ADC Faro
Cine Clube Torres Novas
AA Universidade Açores
 
Será difícil mas o sonho continua .....
 

terça-feira, 14 de abril de 2015

VII AEJ Chess Open - Semi-Rapidas


Foi um verdadeiro sucesso de participação o VII Torneio de Semi-Rápidas organizado pela secção de Xadrez da Associação Estamos Juntos de S João da Madeira, que decorreu no passado sábado, dia 11 de Abril.
 
Fazendo parte do recém criado Circuito nacional de provas Semi-Rapidas, ao qual auguro um rápido sucesso dado que a presença em provas de um dia é económica e tecnicamente mais fácil, esta prova a segunda deste circuito, teve 104 atletas presentes.
 
A "armada Galinácea" fez-se representar por 14 atletas.
 

O equilibro na frente da prova foi uma nota dominante e na ultima jornada Cristiano Tires defrontava o numero um da prova no primeiro tabuleiro na luta pelo titulo, ele que apenas tinha sido derrotado na primeira jornada (de manhã) e assim feito uma prova de trás para a frente, vencendo os restantes 5 jogos.
No entanto a derrota nesta ultima jornada atirou-o para uma "modesta" 13ª posição com 5 pontos.
 
 
 
Ricardo Dias foi o nosso melhor atleta, atravessando um muito bom momento de forma fez uma prova irrepreensível, apenas cedendo uma derrota frente ao vencedor do torneio, curiosamente na primeira jornada e um empate diante de Ricardo Margarido (GDDF) na 6ª.
Na ultima jornada diante do CM Bruno Gomes (A2D) não cedeu vencendo e terminando a prova com 5,5 pontos na 6ª posição, ele que era 27º do ranking inicial.
 
  
Estreia auspiciosa de Ricardo Alvarez pelas nossas cores terminando na 10ª posição da Geral com 5 pontos, só tendo cedido frente aos dois primeiros classificados.
Saiu ainda assim prejudicado no desempate por ter defrontado nas restantes jornadas atletas sem especial destaque.
 
 
 
Finalmente ainda dentro dos 15 primeiros classificados e ainda com 5 pontos conseguidos ficaria Paulo Rocha, que brilhantemente bateu Gustavo Pires do Clube da casa na ultima jornada.
Ótima prova para o nosso atleta que apenas se viu batido por André Sousa (GXP) e por David Moreira (UGT Viseu).
 
 
O maior grupo de atletas do nosso clube (oito) terminou a prova com 4 pontos colocando-se desse modo na primeira metade da tabela classificativa.
 
Assim:
Tiago Fernandes - 27º
Ricardo Santos - 28º
Rita Santos - 29ª
Rafael Saraiva - 36º
Antonio Martins - 37º
João Andias - 38º
João Matos - 42º
João Cerqueira - 47º
 
Apenas dois atletas ficaram abaixo dos 50% de pontos obtidos, ainda assim terminando bem acima dos seus lugares do ranking inicial onde eram respectivamente 93ª e 104º.
 
Silvia Rodrigues - 63ª
Miguel Trindade - 66º
 
 
Terminamos por apresentar a Classificação Geral dos 10 primeiros:
 
1. FM Luis Silva .... Aa Didaxis A2D ... 6,5
2. Andre Sousa ...... GX Porto ......... 6,0
3. Antonio Pereira... AX Barcelos ...... 5,5
4. Bruno Figueiredo.. Profigaia EP ..... 5,5
5. João Soares ...... CX C Portugues ... 5,5
6. Ricardo Dias ..... Clube Galitos .... 5,5
7. Ricardo Margarido. GD Dias Ferreira . 5,5
8. NM Andre Viela ... GD Dias Ferreira . 5,5
9. Miguel Silva ..... SC Portugal ...... 5,0
10.Ricardo Alvarez .. Clube Galitos .... 5,0
 
...
 
 
 


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Campeonato Distrital de Jovens 2015 - Parte II


Continuando a analise agora nos escalões mais competitivos.



Sub 14
======

Antonio Santos - 2º
Antonio Martins - 3º

Neste escalão residia a esperança de um titulo distrital.
Antonio Santos era o numero 1 do ranking inicial, enquanto Antonio Martins era o 3º desse mesmo ranking.
A prova tinha a presença de 8 jogadores que decidiam o titulo jogando entre si a uma volta.




Antonio Santos foi vencendo os seus jogos caminhando a passos seguros para a conquista do titulo, até à jornada 5 onde encontrou o jovem Hugo Lobo, que vinha até aí a fazer uma prova irrepreensível.
Antonio Santos não conseguiu impor o seu jogo e surpreendentemente acabou derrotado, dependendo do resultado de outros para poder chegar ao seu objectivo principal.
Apesar de ter vencido os restantes dois jogos em disputa, viu o seu adversário directo com dois empates nesses jogos, terminar a prova com o mesmo numero de pontos, mas com vantagem no confronto directo entre ambos.
Antonio Santos terminou assim a prova com 6 pontos em 7 possíveis, na segunda posição sagrando-se Vice Campeão distrital.
 
 
Antonio Martins, chegou á ultima jornada com uma enorme responsabilidade.
Tendo perdido apenas uma partida frente ao seu colega de equipa e empatado uma outra diante de João Silva do CX Col. Portugues, enfrentava nessa ultima ronda Hugo Lobo. Assim em caso de vitória entregaria o titulo ao seu companheiro e muito provavelmente subiria ao segundo lugar da classificação final.
Demasiada pressão ou não, o facto é que Antonio Martins não foi alem de um empate o que lhe proporcionou a 3ª posição ex-aquo com  o citado atleta do Colégio Português.
 
Titulo de Campeão Distrital para Hugo Lobo da AEJ S. João da Madeira e a nível feminino para Beatriz Oliveira do CX Col. Português.
 
 
Sub.16
======

Rafael Saraiva - 2º
Ricardo Dias - 3º
Henrique Paiva - 4º
Tiago Fernandes - 5º
Rita Santos - 6ª
João Matos - 7º
Luis Pires - 9º

Também aqui havia a esperança de um titulo Distrital absoluto.
Tendo a equipa do Clube dos Galitos apresentado 7 atletas nos 13 presentes, e desses sete, cinco estavam no top do ranking inicial, era difícil prever que fosse um outsider a intrometer-se na luta pelo titulo.
 
Mas o pior cenário possível veio de facto a acontecer com a luta entre os nossos atletas a ser fratricida e a deixar passar incólume João Soares do CX Col. Português que fez uma prova de alto nível sem falhas terminando com os 7 pontos possíveis e com 2,5 pontos de vantagem para a concorrência.
 
 
 
 
Apesar da prestação dos nossos atletas ter sido muito semelhante com cinco dos sete a terminarem a prova com 4 pontos o destaque vai contudo para Rita Santos que terminando a prova na 6ª posição absoluta conseguiu o titulo de Campeã Distrital Feminina.
 
 
 
Rita Santos esteve em bom nível tendo sido derrotada apenas pelo vencedor da prova e pelo seu companheiro de equipa Rafael Saraiva.
Pelo meio empates com Henrique Paiva e Tiago Fernandes.
 

Rafael Saraiva foi o nosso atleta melhor classificado, sagrando-se Vice Campeão Distrital, ao obter 4,5 pontos.
Três empates diante de colegas de equipa um dos quais frente a Henrique Paiva, numero 1 do ranking (jogo da foto), aliada a derrota frente ao vencedor da prova apenas lhe permitiram lutar pelo 2º Lugar.


Henrique Paiva terminou fora do pódio fruto de quatro empates e da derrota diante do vencedor da prova.
Alem dos colegas de equipa Rafael Saraiva, Ricardo Dias e Rita Santos, também João Soares do CX Col. Portugues conseguiu um empate neste torneio menos conseguido por parte do Henrique Paiva.
 
  
 
Ricardo Dias nesta foto frente a Tiago Fernandes, também foi vitima dos empates entre colegas de equipa, tal aconteceu frente aos dois atletas citados anteriormente, mas viu-se derrotado pela Rita Santos e pelo vencedor da prova.
Ricardo Dias era o numero dois do ranking inicial e viria a terminar no mais baixo lugar do pódio.
 
Tiago Fernandes, com uma prestação semelhante aos seus colegas de equipa terminaria na 5ª posição também ele com 4 pontos nos 7 possíveis. Derrotas frente ao vencedor e diante a Ricardo Dias condicionaram a sua prova.
 
 

João Matos conseguiu, eu diria sem surpresa, também chegar aos 4 pontos finais tal como os seus companheiros.
Beneficiando de um melhor emparceiramento foi amealhando pontos frente a adversários mais acessíveis, o que no final acabou por lhe penalizar o desempate que o viria a atirar para a 7ª posição.
 
 
 
Finalmente Luis Pires que se estreava esta época com as nossas cores e que terminaria apenas meio ponto abaixo dos seus companheiros de equipa na 9ª posição.
 
 
 
Sub-18
======
 
João Valente - Ap
Ricardo Santos - Ap
Tiago Pedroso - 4º
 
O torneio de Sub 18 teve apenas 5 atletas presentes que disputaram a prova em sistema de todos contra todos a uma volta.
Também aqui apesar do numero 1 do ranking inicial ser Daniel Bernardo do CX Col. Português, haveria grande expectativa na obtenção de um titulo distrital.
 
No final das quatro rondas João Valente, Ricardo Santos e Daniel Bernardo estavam empatados com 3 pontos, pelo que o titulo acabaria por decidir-se num torneio fechando a duas voltas entre esses três atletas.
 
 
 
João Valente tinha vencido Ricardo Santos e sido derrotado por Daniel Bernardo enquanto o Ricardo Santos por sua vez tinha vencido Daniel Bernardo.
 
Fora desta luta tinha ficado Tiago Pedroso que terminava a sua prova apenas com uma vitoria na 4ª posição.
 
 
O Torneio de desempate não viria a correr bem às nossas cores tendo Daniel Bernardo imposto o seu jogo nas quatro partidas disputadas sagrando-se assim Campeão Distrital.
Na luta pelo segundo posto Ricardo Santos impôs-se a João Valente definido assim o pódio da prova.
Mariana Tavares do CX Col. Português sagrou-se Campeã Distrital feminina.
 
 
 
 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Campeonato Distrital de Jovens - 2015 = PARTE I =





Como bem acontecendo nos últimos anos disputa-se durante o período de ferias escolares da Pascoa os Campeonatos Distritais de Jovens de Aveiro.
Este ano a iniciativa da Associação de Xadrez de Aveiro teve lugar no Colégio S. José na cidade de Aveiro.
 
A nossa equipa apresentou, como alias bem sendo hábito, um alargado leque de atletas que competiram nos diversos escalões desde os sub-08 até aos Sub-18.
 

 
 
Entendo que nos escalões até aos Sub-14 e que são verdadeiramente de formação, os atletas devem cultivar o gosto pelo jogo, pelo convívio que este proporciona e o espirito de pertença a um grupo, não sendo por isso muito importantes os resultados obtidos.
 
A partir dos Sub-14 então poderemos apelar ao espirito mais competitivo do jogo e lutar por objetivos definidos á partida, quer para o atleta individualmente quer para o grupo a que este pertence.
 
Deste modo foram encaradas as participações nesta prova, que é uma das mais importantes ao nível distrital para os jovens.
 
Vamos à analise escalão a escalão do que foram as participações dos nossos atletas.
Comecemos pelos escalões de Sub-08 a Sub-12:
 
Sub-08
======
 
Ana Paula Santos
Vice-Campeã Distrital Feminina
4º Lugar absoluto
 


 
Contando com a participação de 14 jogadores de quatro clubes, a nossa equipa apresentou apenas a nossa mais jovem atleta que fez uma prova de muito bem nível, conseguindo 4 pontos em 7 possíveis.
 
Com isso conseguiu a segunda melhor posição entre as meninas sagrando-se assim com mérito Vice-Campeã Distrital Feminina Sub-08.
 
 
A vitoria a nível absoluto neste escalão coube ao atleta do AEJ de S.João da Madeira, Gustavo Ribeiro, que era o numero do ranking Inicial, enquanto que a nível feminino a vitoria foi para Francisca Santana do CX ATL da Coutada.
 
 
Sub-10
======
 
João Cerqueira - 8º
Marta Bastos - 15ª
Maria Fernandes - 16ª
Telmo Santos - 20º
 
 
Foram 4 os atletas do Clube dos Galitos presentes no escalão de Sub-10.
O destaque vai para o João Cerqueira que como uma boa ponta final chegou ao 8º lugar, com 4 pontos em 7 possíveis.
 
 
 
Marta Bastos foi a segunda atleta do clube ao terminar a prova com 3 pontos em 7 possíveis, na 15ª posição, com a curiosidade de ter vencido a sua colega de equipa Maria Fernandes na ultima jornada.
 

A Maria Fernandes foi penalizada por ter apenas disputado 6 partidas não tendo sido emparceirada na 6ª jornada.
Teve uma prestação semelhante á sua colega de equipa embora tenha terminado com apenas 2 pontos na 16ª posição.



Finalmente o jovem Telmo Santos que terminou a prova com apenas 1 ponto na 20ª posição, não tendo também sido emparceirado em uma das jornadas.


 
A vitoria na prova coube com alguma surpresa a Rafael Inácio do CX ATL da Coutada, que se superiorizou a Rodrigo Ribeiro da AEJ, e Inês Rocha do CX Colégio Português, que completaram o pódio por esta ordem e eram dois únicos atletas com ELO internacional neste escalão.  


Sub-12
======

André Lagarto - 7º
Tiago Santos - 9º


Foram apenas dois os atletas do Clube dos Galitos presentes neste escalão, que contou com 9 participantes.
André Lagarto acabou por ser o nosso melhor representante obtendo 3 pontos nos 7 possíveis alcançando assim o 7º lugar da Classificação final.


Tiago Santos o nosso outro representante não foi alem da 9ª posição com apenas 1 ponto obtido.



A prova foi ganha por Diogo Camacho do CX Col. Português, que era o numero 1 do ranking inicial.
Mariana Santana, também do CX Col. Português, 5ª da Geral sagrou-se campeã distrital feminina.